sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Carro leiloado tem dificuldade para contratar o seguro


06/09/2013 / Fonte: CQCS | Crislaine Cambuí

Comprar um carro em leilão requer muita pesquisa. Organizados por órgão como o Detran, Receita Federal, seguradoras e instituições especializadas, o valor dos carros em leilões pode variar em até 60%.
De acordo com a matéria publicada no Yahoo Finanças, alguns veículos vão parar no pátio por causa de sinistro (roubo, colisão ou perda total), falta de pagamento, documentação insuficiente, IPVA irregular, entre outros.
Por conta disso, é corriqueiro o episódio de uma seguradora se recusar a fazer o seguro do veículo leiloado, por apresentarem avarias ou comprometerem a segurança do motorista. Logo, é importante que o laudo seja feito por locais autorizados pelo INMETRO.
Para completar, abaixo algumas dicas para quem pretende comprar um carro em leilão:
1.) Antes do primeiro lance, participe como ouvinte. Entenda como funciona e se realmente esse tipo de negócio é interessante para você.
2.) Se possível, verifique a placa do veículo pelo site do Denatran, alguma eventual pendência.
3.) Junto ao mecânico ou especialista de sua confiança, avalie se é um bom negócio. Alguns locais não deixam ver a mecânica ou parte elétrica, mas a lataria, vidros, pneus e outros itens estão à mostra e podem representar um valor alto na restauração ou reforma posterior.
4.) Começados os lances, não deixe-se levar pela emoção.
5.) Normalmente os pagamentos são à vista. Programe-se.
6.) Lembre-se que as taxas de documentação e despesas do processo são de responsabilidade do comprador.
7.) Porém, valores referentes a dívida anterior como multas, tributos ou demais encargos legais são abatidos do valor arrecadado ou cobrado do antigo proprietário, conforme a constituição (Art. 328 do Código de Trânsito Brasileiro – Lei 9503/97).
8.) Faça todas as contas do que vai gastar com o carro para tirá-lo do pátio e depois na manutenção. Se comprar pensando numa restauração, esteja certo que realmente conhece o assunto. Pois muitos proprietários desistem na metade do processo, perdendo dinheiro e a paciência.
9.) No caso de compras de automóveis antigos, especialmente de carros placa preta através de instituições especializadas, o advogado Mario Cordeiro aconselha: “Peça o certificado de originalidade e autenticidade. Procure saber se não houveram modificações posteriores ao emplacamento, pois pode ocasionar a perda da placa, seus benefícios e apreensão do veículo”. (Resolução Nº 56, de 21 de maio de 1998).
Antigamente carros apreendidos tinham o chassi recortado e eram vendidos aos desmanches. Mas em 2005, foi autorizado aos Detrans que iniciassem o processo de leilão dos carros com autorização para voltar às ruas, ainda que essa prática não seja seguida por todos os Estados.

Com informações do Yahoo Finanças.

Nenhum comentário: